26.2.07

Ruy Belo



Excerto de Quero só isso nem isso quero

Quero uma mesa e pão sobre essa mesa
na toalha de linho nódoas de vinho
quero só isso nem isso quero

Quero a casa de terra à minha volta
cães altos na noite a minha mãe mais nova
quero só isso nem isso quero

Quero a casa do forno onde me escondia dos relâmpagos
e trovões quando um ferro no cesto garantia uma feliz cria à
[galinha chocadeira
quero só isso nem isso quero

Quero de novo fundir ao lume os soldados de chumbo que no
[natal me punham no sapatinho
e tirar chouriço e toucinho do guarda-comidas
quero só isso nem isso quero

Quero fazer pequeninos adobes e construir casas pelo quintal
ver chegar o verão e comermos todos lá fora na varanda de
[tijolo
quero só isso nem isso quero

Quero uma aldeia umas pedras um rio
umas quantas mulheres de joelhos brancos esfregando a roupa
[nas pedras
quero só isso nem isso quero

Quero escrever fatais cartas de amor à rapariga dos meus oito
[anos
rasgar essas cartas deixá-las para sempre dentro do tronco oco
[da oliveira
quero só isso nem isso quero

[...]



Poesia de Toda a Terra em Obra Poética de Ruy Belo, vol 2, Editorial Presença, 2ª edição, Lisboa, 1990
imagem:Salih Güler

Sem comentários: