26.5.08

Dom Dinis




- O que vos mata, filha: a do corpo bonito?
- Ai mãe, morro de amores: morro por um amigo.
Alva e vai ligeiro.

- O que vos mata, filha, a do corpo louvado?
- Ai mãe, morro de amores: morro por meu amado.
Alva e vai ligeiro.

- Ai mãe, morro de amores: morro por meu amigo,
quando vejo este cinto que por seu amor cinjo.
Alva e vai ligeiro.

- Ai mãe, morro de amores: morro por meu amado,
quando vejo este cinto que por seu amor trago.
Alva e vai ligeiro.

Quando vejo este cinto que por seu amor cinjo
e me lembra, formosa, como falou comigo!
Alva e vai ligeiro.

Quando vejo este cinto que por seu amor trago
e me lembra, formosa, palavras que trocámos.
Alva e vai ligeiro.



Adaptação de Natália Correia em Trovas de D. Dinis
Imagem: Jonh William Waterhous

Sem comentários: