14.10.09

Ana Marques Gastão





Ana Marques Gastão nasceu em Lisboa, em 1962, Lisboa. É poeta, redactora cultural do Diário de Noticias e crítica literária. Advogada, licenciou-se na Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas.
Escreveu Tempo de Morrer, Tempo para Viver, em 1998, Terra sem Mãe, em 2000, Três Vezes Deus, em co-autoria com António Rego Chaves e Armando Silva Carvalho em 2001, Nocturnos em 2002 e em 2004 escreveu Nós-Nudos, sobre obras de Paula Rego - versão bilingue português/castelhano, com tradução de Floriano Martins. Nós/Nudos foi distinguido com o Prémio Pen Clube Português de Poesia 2004 (ex-aequo) e será publicado em França, em 2007, pelas éditions fédérop, tendo sido traduzido por Catherine Dumas (versão bilingue português/francês).
Integra várias antologias de poesia contemporânea e participou em diversos festivais internacionais. Editou no Brasil uma antologia pessoal intitulada A Definição da Noite (Escrituras, 2003). Alguns dos seus poemas estão traduzidos para castelhano, catalão, francês, inglês, alemão e romeno..
É membro do Pen Clube Português e da Associação Portuguesa dos Críticos Literários e colabora em diversas publicações nacionais e estrangeiras.
Organizou e prefaciou as antologias das poetisas Natércia Freire e de Maria Valupi.



ver mais poetas e poesias em nEscritas

Sem comentários: